Saúde - Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022

Semana de combate ao escorpião teve palestra em escolas municipais de Agudos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos promoveu ações e palestras em alusão à Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpião. As atividades ocorreram do dia 22 ao dia 26 de agosto em escolas municipais para levar conhecimento aos alunos sobre os riscos causados pelo animal.

O objetivo é conscientizar a população sobre as medidas de segurança contra o aracnídeo e ensinar como proceder em caso de acidente. O enfoque maior será dado aos cuidados com crianças de até 10 anos, que é o grupo etário mais suscetível ao envenenamento grave por picadas.

Além das palestras promovidas nas escolas, a campanha também foi difundida nas unidades de saúde e em redes oficiais do município para que as orientações cheguem a todos os munícipes.

Ações para evitar a presença de escorpião

• Acondicionar lixo em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento aos escorpiões.

• Combater a proliferação de baratas. No caso da utilização de inseticidas para controlar baratas, recomenda-se o uso de formulações tipo gel ou pó. Esta atividade deve ser executada somente por profissionais de empresas especializadas.

• Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção nas proximidades dos imóveis. Usar calçados e luvas de raspas de couro nas tarefas de limpeza em jardins e quintais.

• Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros. Manter a grama aparada.

• Sacudir e examinar roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo.

• Evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras, troncos podres e em dormentes da linha férrea.

• Utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede. Consertar rodapés despregados.

• Preservar os inimigos naturais de escorpiões: coruja, lagartos e sapos.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

• Limpar o local da picada com água e sabão;

• Aplicar compressa morna no local da picada (para aliviar a dor);

• Os primeiros socorros devem ser feitos muito rapidamente, sem perda de tempo. O mais importante é procurar imediatamente atendimento médico (principalmente para crianças) para receber o tratamento o quanto antes. Se for possível (e desde que não leve muito tempo) capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde.

• O mais importante é o atendimento médico com urgência.