Administração - Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023

Prefeitura alerta sobre risco de proliferação do Aedes Aegypti durante período chuvoso

Pequenos hábitos de cuidados com o quintal podem eliminar criadouros e salvar vidas

Com a aproximação do período mais chuvoso do ano, aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O alerta da Vigilância Epidemiológica de Agudos é a alta de infestação nos primeiros meses do ano, época em que a chuva se faz mais intensa. É importante que população redobre os cuidados e não deixe a prevenção de lado.

Até o momento Agudos registrou 12 casos positivos de dengue, com maior incidência na região dos bairros Jardim Cruzeiro e Santa Angelina. Outros 10 casos suspeitos aguardam resultados de exames.

A equipe de Controle de Endemias e agentes comunitários estão a campo desenvolvendo estratégias e ações voltadas a contenção da transmissão que iniciou. Em algumas regiões, foram realizadas varreduras com nebulização.

A principal forma de prevenir as doenças transmitidas pelo inseto é evitar o acúmulo de água parada. Por isso, é importante fazer uma varredura rápida no quintal, de 15 minutos, ao menos uma vez na semana.

Entre os cuidados, é preciso tapar os tonéis d’água, manter as calhas limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente e encher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos, com aplicação de telas, além de manter lonas para material de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água. São medidas extremamente simples que podem impedir a proliferação do mosquito.

O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

O que é a dengue?

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação. A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38º C, de início súbito e duração de 02 a 07 dias. Também são sintomas:

Febre alta (maior que 38.5º C)

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome

Vômitos persistentes

Sangramento de mucosa ou outra hemorragia

Algumas medidas a serem tomadas:

• Verificar se a caixa d’água está bem tampada,

• Colocar areia nos pratos de plantas,

• Recolher e acondicionar o lixo do quintal,

• Limpar as calhas,

• Cobrir piscinas,

• Cobrir bem a cisterna,

• Deixar as lixeiras bem tampadas,

• Limpar a bandeja externa da geladeira,

• Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários,

• Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação,

• Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado,

• Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Veja o vídeo: