Educação - Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2016

Estudantes vão aprender com netbooks

Secretaria de educação da prefeitura de Agudos vai disponibilizar computadores portáteis para promover inclusão digital de alunos da rede municipal de ensino em 2016

Estudantes vão aprender com netbooks

Os estudantes da rede municipal de ensino de Agudos vão contar com uma novidade especial em 2016. É que a secretaria de educação vai disponibilizar 112 netbooks (computador portátil com acesso à internet) para melhorar a qualidade do ensino na cidade. Os equipamentos serão utilizados em escolas que não possuem sala de informática. Desta forma, todos os alunos da rede municipal terão a oportunidade de aprender os conteúdos oferecidos pelos professores de uma forma mais moderna e estimulante.

As escolas que vão passar a ter ensino com os computadores são EMEF Professor Luiz Odassi Neto, EMEF Coronel Leite, EMEFEI Professora Maria Lectícia Sormani Cogo e EMEFEI Sebastião Funchal (Domélia).

Segundo o prefeito Everton Octaviani, o netbook vai aproximar os alunos do mundo conectado de hoje em dia. “A gente sempre trabalha para melhorar a qualidade dos serviços que a prefeitura oferece aos agudenses. Por isso, tenho certeza que estes computadores serão uma excelente ferramenta de inclusão digital, que vai desenvolver as habilidades dos estudantes hoje e isso fazer a diferença no futuro deles. A tecnologia veio para ficar e não podemos deixar nossas crianças e jovens fora dela”, explicou o prefeito.

Já o secretário de educação, Waldemir Rodrigues de Melo, afirma que a iniciativa vai estimular a interação entre professores e alunos. “Esses novos computadores vão oferecer uma aprendizagem mais organizada, sistematizada e supervisionada dos conteúdos apresentados em sala de aula. Em algumas escolas, que possuem sala de informática, esse tipo de trabalho já era desenvolvido, mas agora todas as unidades da rede municipal vão contar com esta atividade”, comentou ele. “Tenho que agradecer o prefeito Everton por promover essa administração visionária que ele vem fazendo em Agudos e por confiar no nosso trabalho. Os alunos serão os maiores beneficiados por esta ação”, completa.

De acordo com ele, os netbooks são resistentes às quedas e, em caso de problemas técnicos, a manutenção será feita pela empresa prestadora de serviço que forneceu os computadores. Os aparelhos possuem sistema operacional Windows 7, processador de 1,5 GHz, 320 GB de armazenamento interno, 2 GB de memória, tela de 10 polegadas, wi-fi integrado, entrada USB, leitor de cartões, e bateria com duração de 3 horas. O peso da cada netbook é de 1,75 kg, o que facilita o transporte e o manuseio por parte dos alunos.

Os netbooks também estão equipados com um programa que permite que os professores monitorem todas as telas dos equipamentos usados pelos alunos ao mesmo tempo. Uma forma de analisar em tempo real o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula. O programa também permite a transferência de arquivos entre professores e alunos, aplicação instantânea de testes, organização de atividades em grupos pelo computador, além de bloqueio das funções, em caso de extravio.

Os computadores possuem um gabinete para transporte e armazenamento adequado, que também recarrega suas baterias entre as aulas. Para entrar em funcionamento, resta apenas finalizar os ajustes na rede de internet das unidades escolares que vão receber os netbooks.

Quadro:

Escolas que vão ter aulas com netbooks em 2016:

EMEF Professor Luiz Odassi Neto

EMEF Coronel Leite

EMEFEI Professora Maria Lectícia Sormani Cogo

EMEFEI Sebastião Funchal (Distrito de Domélia)