Saúde - Segunda-feira, 06 de Março de 2023

Agudos promove ação de combate ao Aedes Aegypti

Mobilização contou com recolhimento de inservíveis e orientação aos moradores

No último final de semana, a Prefeitura de Agudos promoveu a ação “Mosquito? Aqui Não!” em combate ao mosquito Aedes Aegypti. O município contou com a participação de agentes de saúde, professores e demais servidores de diversas secretarias da prefeitura, além do Grupo de Escoteiros Tide Setúbal, que ajudou de forma voluntária. A Prefeitura de Borebi, cidade vizinha a Agudos, emprestou uma máquina pá carregadeira para ajudar no recolhimento de entulhos e o Hotel Estância Bonanza cedeu um caminhão para a coleta dos materiais.

A ação se faz necessária porque o município tem registrado casos de dengue nas últimas semanas. O mosquito Aedes Aegypti é transmissor de diversas doenças, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As doenças causadas por este mosquito podem ter sintomas leves a graves, incluindo febre, dor de cabeça, dores musculares, erupções cutâneas, náuseas e vômitos, além de, em alguns casos, levar à morte.

A intenção da prefeitura é recolher o máximo possível de materiais que estejam nas ruas ou em terrenos para evitar o acúmulo de água e proliferação do mosquito. O mosquito Aedes Aegypti tem hábitos urbanos e se reproduz em água parada, por isso, o acúmulo desses materiais, como pneus, garrafas e recipientes plásticos, é um grande problema. Ao retirar os inservíveis das ruas e terrenos, a prefeitura contribui para a redução dos criadouros do mosquito.

Durante a ação “Mosquito? Aqui Não!”, foram realizadas vistorias em casas e comércios, orientando a população sobre medidas preventivas contra o mosquito, como não deixar água acumulada em recipientes, tampar caixas d’água, manter piscinas limpas e com tratamento adequado, entre outras ações. A prefeitura também distribuiu panfletos com informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e como evitá-las.

A população de Agudos também foi orientada a evitar deixar nos quintais materiais inservíveis que possam servir de criadouro para o mosquito. A prefeitura continuará recolhendo os materiais que não puderam ser retirados no final de semana e seguirá promovendo ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A participação da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de combate ao mosquito. Cada cidadão deve fazer a sua parte, adotando medidas preventivas em casa e contribuindo para a retirada de materiais inservíveis das ruas e terrenos. Além disso, é importante denunciar locais que apresentem acúmulo de lixo ou água parada para o setor de Controle de Vetores através do (14) 3262-0719 ou Vigilância Sanitária no 3262-0717.

Também é possível fazer denúncias on-line através do programa Agudos Sem Papel, disponível na aba principal do site www.agudos.sp.gov.br. Na aba Ouvidoria a denúncia poderá ser feita com o envio de imagens e será imediatamente encaminhada ao setor competente.

A ação “Mosquito? Aqui Não!” da Prefeitura de Agudos é uma importante iniciativa de governo para o combate ao mosquito. As ações continuarão, inclusive com orientação em escolas e nos canais oficiais da prefeitura.

Confira podcast  sobre o tema com o Coordenador da Vigilância Sanitária Joseval Aparecido de Moraes: