Saúde - Terça-feira, 28 de Março de 2023

Agudos realiza ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

As ações têm objetivo o conscientizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos participou das ações da Semana Estadual de Mobilização Social para o Combate das Arboviroses Urbanas, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de março. A iniciativa foi promovida pelo Governo do Estado com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Durante a semana, o município realizou dezenas de atividades educativas em diversos locais, como escolas, comércios e bairros. As ações envolveram palestras, distribuição de panfletos, orientação sobre o manejo ambiental e a eliminação de criadouros do mosquito.

Uma das estratégias adotadas foi trabalhar com as crianças nas escolas, explicando sobre o ciclo de vida do Aedes Aegypti, os sintomas das arboviroses e as medidas de proteção individual e coletiva. A ideia é que os alunos se tornem multiplicadores das informações e ajudem no combate ao mosquito em suas casas e comunidades.

Outra ação foi a mobilização no comércio da região central da cidade, onde os agentes de saúde abordaram os comerciantes e clientes sobre a importância do combate às arboviroses urbanas. Eles também entregaram material informativo e orientaram sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

Além das ações educativas, a Secretaria de Saúde está realizando nos bairros com registros positivos de dengue o chamado BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros), que consiste na vistoria das residências e terrenos baldios em busca de possíveis focos do Aedes Aegypti. As equipes também aplicam larvicida nos locais onde há água parada e não podem ser eliminados.

As ações do BCC estão ocorrendo nesta semana no Jardim Santa Angelina, mas já percorreram outras regiões onde foram registrados casos de dengue. O bloqueio antecede a nebulização, que ocorrerá no Santa Angelina e região de quarta-feira (29/03) até sexta-feira (01/04) no período da manhã.

A nebulização é uma técnica que utiliza um equipamento que libera um inseticida em forma de fumaça para matar os mosquitos adultos. O produto é formulado à base de água e não deixa resíduos ou cheiros nas superfícies. Ele também é menos agressivo à saúde humana e dos animais.

A prefeitura solicita que os moradores colaborem com as ações de combate às arboviroses urbanas, recebendo os agentes de saúde que farão a aplicação do inseticida e seguindo as orientações para evitar novos criadouros do mosquito. A participação da população é fundamental para interromper a transmissão das doenças e proteger a saúde pública.

CONFIRA OS PODCASTS DA PREFEITURA DE AGUDOS: