Saúde - Quarta-feira, 29 de Março de 2023

Agudos inicia a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti

Aplicação está ocorrendo nos bairros Santa Angelina e Jardim Cruzeiro, região com maior incidência de casos positivos de dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos iniciou nesta quarta-feira (29/03) a aplicação de inseticida para eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A aplicação está ocorrendo nos bairros Santa Angelina e Jardim Cruzeiro entre os dias 29 de março e 1 de abril. A região escolhida para iniciar a aplicação é a com maior incidência de casos positivos de dengue.

A aplicação se estenderá aos demais bairros da cidade nos próximos dias, seguindo um cronograma definido pela Secretaria de Saúde. O objetivo é reduzir a população do mosquito e evitar novas transmissões da doença, que pode ser grave e até levar à morte.

O inseticida só elimina o mosquito na fase adulta, portanto é importante que os moradores continuem se atentando em relação aos recipientes que possam acumular água nos quintais e servir de criadouro para as larvas em sua fase inicial, uma vez que o veneno não tem efeito contra elas. Além disso, é recomendado que os moradores usem repelentes e telas nas janelas para se proteger das picadas.

O Secretário de Saúde Dr. Carlos Thirone pediu a colaboração da população para o sucesso da ação. “Pedimos que os moradores recebam bem os agentes de saúde, abram suas casas, deixem que esse veneno atue sobre os pernilongos e mosquitos da dengue para que essa doença seja controlada. Se conseguirmos fazer isso nos bairros Santa Angelina e Jardim Cruzeiro, conseguiremos evitar a propagação para outros bairros. É fundamental ainda que cada um faça a sua parte e elimine qualquer recipiente que possa acumular água parada e servir de criadouro para o Aedes Aegypti”, disse o secretário.

A prefeitura ressalta que o produto que está sendo aplicado é formulado à base de água e não deixa resíduos ou cheiros nas superfícies. Ele também é menos agressivo à saúde humana e dos animais.

Cabe ressaltar ainda que o produto é enviado ao município através da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do Governo do Estado. A aplicação do inseticida ocorrerá mediante o envio de maior quantidade ao município.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, manchas vermelhas na pele, dor no corpo, dor de cabeça e dor no fundo dos olhos. Em alguns casos, a doença pode evoluir para uma forma hemorrágica, que apresenta sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos, vômitos persistentes, urina com sangue, agitação e sonolência. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e o tratamento consiste em hidratação, repouso e uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também transmite outras doenças como chikungunya, Zika vírus e febre amarela urbana. Por isso, é essencial combater o mosquito e evitar sua proliferação. A prevenção se faz com medidas simples como limpar calhas, tampar caixas d’água, colocar areia nos vasos de plantas, descartar lixo adequadamente e não deixar água parada em pneus, garrafas ou latas.