Saúde - Segunda-feira, 22 de Maio de 2023

Secretaria de Saúde de Agudos intensifica nebulização contra o Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos está empenhada na realização do trabalho de nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesta segunda-feira (22/05), as equipes da secretaria estiveram na travessa Santo Henrique, no Jardim Bela Vista, para dar continuidade às ações.

Os bairros Santa Angelina, Jardim Cruzeiro, Parque Pampulha, São Vicente I e II já receberam a nebulização, e agora as atividades estão concentradas nos bairros Professor Simões e Jardim Bela Vista. O trabalho é realizado sempre no período da manhã, visando a maior eficácia no combate ao mosquito.

De acordo com dados da secretaria, de janeiro a maio 4.289 imóveis receberam a nebulização, sendo que 1.049 residências foram nebulizadas só no mês de maio.

Para realizar a nebulização, o município conta com o inseticida fornecido pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão ligado ao Governo do Estado. Vale destacar que o inseticida utilizado é à base de água e possui menor potencial agressivo à saúde humana.

A Prefeitura de Agudos solicita a colaboração dos moradores no combate ao mosquito, enfatizando a importância de eliminar possíveis criadouros e manter os quintais limpos. Essas medidas são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, reduzir o risco de transmissão de doenças.

Outra colaboração necessária por parte dos moradores, é que permitam que os agentes de saúde entrem nos quintais para realizar a nebulização de maneira adequada e para que todo o bairro esteja devidamente nebulizado.

Além da nebulização, prefeitura está promovendo campanhas educativas

Além das ações de nebulização nos bairros, a Prefeitura de Agudos também tem promovido campanhas educativas de combate ao mosquito. Os agentes de saúde estão visitando residências e orientando os moradores sobre os riscos causados pela picada do mosquito e sobre a atual situação da dengue no município, como forma de alerta à população.

A Secretaria de Saúde já promoveu palestras e distribuiu informativos na comunidade, além de promover mutirões de limpeza.

É fundamental que a população esteja atenta e adote práticas preventivas, como manter caixas d'água, piscinas e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados, além de eliminar qualquer acúmulo de água parada nos quintais. O cuidado coletivo é imprescindível para garantir a saúde e o bem-estar de todos os moradores de Agudos.