Saúde - Terça-feira, 23 de Maio de 2023

Dia D de vacinação contra a gripe: Sábado, 27/05 - Unidades de saúde abrem das 8h às 14h

O Dia D é uma estratégia adotada para ampliar o acesso à vacinação contra a gripe

Neste sábado, dia 27 de maio, será realizado o aguardado Dia D de vacinação contra a gripe em todas as unidades de saúde. A campanha idealizada pela Prefeitura de Agudos tem como objetivo imunizar a população contra o vírus influenza e é destinada a pessoas a partir de 6 meses de idade.

A gripe, uma doença viral respiratória altamente contagiosa, afeta milhões de pessoas todos os anos, resultando em uma série de complicações, hospitalizações e até mesmo mortes. A vacinação é uma medida eficaz para prevenir a doença e reduzir a sua propagação na comunidade.

O Dia D é uma estratégia adotada para ampliar o acesso à vacinação, permitindo que aqueles que não puderam comparecer aos postos de saúde durante a semana tenham a oportunidade de se imunizar no sábado. As unidades de saúde estarão abertas das 8h às 14h, oferecendo atendimento especial para a aplicação das doses.

A vacina contra a gripe é segura e eficaz, sendo composta por antígenos selecionados para proteger contra os principais tipos de vírus influenza em circulação. Além de reduzir o risco de infecção pelo vírus, a vacina também contribui para a diminuição da gravidade dos sintomas em caso de contaminação.

É importante ressaltar que a vacinação contra a gripe não protege contra a COVID-19, mas é uma medida fundamental para evitar a sobrecarga do sistema de saúde e garantir que os serviços estejam disponíveis para aqueles que necessitam.

Para receber a vacina, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima, levando consigo o cartão de vacinação e, se possível, o documento de identificação. Os profissionais de saúde estarão preparados para orientar sobre a importância da imunização e esclarecer possíveis dúvidas.

Além do Dia D, a campanha de vacinação contra a gripe continuará ao longo das próximas semanas, com a disponibilidade das doses nos postos de saúde. A recomendação é que todas as pessoas que se enquadrem nos grupos prioritários busquem a imunização o mais rápido possível.

Portanto, não perca a oportunidade de se proteger contra a gripe. Marque na sua agenda: Dia D de vacinação contra a gripe, neste sábado, 27 de maio, das 8h às 14h, em todas as unidades de saúde. Cuide da sua saúde e da saúde da comunidade. Vacine-se!