Educação - Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016

Inscrições para oficinas do Centro de Convivência do Adolescente estão abertas

Jovens agudenses terão acesso gratuito a cursos de teatro, artesanato, dança, manicure, grafite, violão e cinema; objetivo é ampliar visão cultural e profissional dos adolescentes

Inscrições para oficinas do Centro de Convivência do Adolescente estão abertas

A prefeitura de Agudos está com inscrições abertas para várias oficinas gratuitas. Os cursos são voltados para jovens de 14 a 17 anos e vão acontecer no Centro de Convivência do Adolescente, localizado no Centro Comunitário Ivana Melo da Silva, no Jardim Nilce. Várias opções estão disponíveis. Todas sem custo nenhum para os interessados.

Teatro, artesanato, dança, manicure, grafite, violão e cinema estão entre as oficinas oferecidas para os jovens agudenses. Para participar não é preciso estar frequentando a escola. Basta ter entre 14 e 17 anos, escolher o curso que deseja realizar e se dirigir ao espaço para fazer sua matrícula gratuitamente.

O prefeito Everton Octaviani destaca que o objetivo das oficinas é oferecer novas possibilidades e preparar os adolescentes de Agudos para o mundo profissional. “Este trabalho desperta o jovem para encarar os desafios da vida adulta com mais coragem e auto estima. O contato com as atividades culturais desenvolvidas nos cursos também ampliam o horizonte dos adolescentes e geram novas oportunidades que podem fazer toda a diferença na vida deles”, explicou.

Um exemplo é a oficina Pró-Cine que nos últimos anos já produziu dois curtas e um longa-metragem. Os jovens trabalharam em tudo, desde o roteiro até sua finalização, em um filme que mostra o cotidiano deles e os problemas que eles enfrentam.

Octaviani completa ainda que a oferta de cursos e oficinas gratuitas evita que os adolescentes fiquem ociosos e possam ser cooptados por traficantes e criminosos. “Estas oficinas eram um sonho antigo da nossa administração. Os jovens precisam de uma atenção especial e sempre trabalhamos no sentido de oferecer mais opções para eles desenvolvam suas competências aqui mesmo em Agudos. Tudo orientado por profissionais capacitados que vão colaborar no crescimento individual de cada um dos adolescentes que participam destes cursos. Temos orgulho de proporcionar esse tipo de qualificação para os agudenses”, afirma Octaviani.

O trabalho do Centro de Convivência do Adolescente é realizado por uma pedagoga e uma assistente social, além dos responsáveis por cada oficina. Tudo em parceria com psicólogos. O espaço possui capacidade para atender, por dia, 50 adolescentes, de ambos os sexos. Além das oficinas, os interessados também participam de palestras especiais sobre diversos assuntos voltados ao universo dos jovens.

Serviço:

O Centro de Convivência do Adolescente de Agudos fica localizado na Rua Oumaya Anys Rayes Bino, nº 36, no Jardim Nilce. As inscrições gratuitas para as oficinas podem ser realizadas neste endereço das 13h às 17h. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: cca.agudos@hotmail.com