Desenvolvimento Econômico - Quarta-feira, 28 de Junho de 2023

População de Agudos é de 37,6 mil habitantes, segundo IBGE

Município registrou um aumento significativo de 9,14% em relação ao último censo realizado em 2010

População de Agudos é de 37,6 mil habitantes, segundo IBGE

Agudos revelou-se um importante polo de crescimento demográfico de acordo com os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28/06). Com uma população estimada em 37.680 habitantes, a cidade registrou um aumento significativo de 9,14% em relação ao último censo realizado em 2010.

Essa expansão populacional coloca Agudos em destaque no contexto estadual, ocupando a 165ª posição em termos de população entre os municípios de São Paulo. No âmbito regional, a cidade se encontra na 323ª colocação na região Sudeste, e ocupa a 869ª posição no ranking nacional.

Um dos fatores que contribui para o crescimento de Agudos é a sua atrativa densidade demográfica, que atualmente é de 38,98 habitantes por quilômetro quadrado. Essa característica indica a capacidade do município em abrigar um número significativo de pessoas em seu território.

Outro dado relevante revelado pelo censo é a média de 2,89 moradores por residência em Agudos. Esse indicador demonstra uma tendência de ocupação das habitações existentes e sugere um cenário de vida comunitária e familiar bem estabelecido na cidade.

Além do crescimento demográfico expressivo, Agudos apresenta diversas potencialidades que contribuem para o desenvolvimento local. O município conta com uma economia diversificada, destacando-se nos setores industrial, agrícola e de serviços.

A localização geográfica privilegiada de Agudos, às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300), um dos maiores corredores viários do interior, também desempenha um papel fundamental no seu potencial de desenvolvimento. Essa posição estratégica favorece o comércio e facilita o escoamento de produtos, contribuindo para o fortalecimento da economia local.

Além disso, o município investe na infraestrutura, com a ampliação de serviços públicos, melhorias na área de saúde e educação, e investimentos em saneamento básico e transporte. Essas ações são fundamentais para atender às demandas crescentes da população e proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes.

Há ainda no município o Transporte Coletivo Gratuito, que completa 20 anos em 2023, fazendo de Agudos uma das poucas cidades do Brasil com passe livre no transporte público, fator que impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade.

“Agudos é uma cidade em crescimento constante e estamos contentes em poder proporcionar melhor qualidade de vida para a população. A prefeitura está se empenhando a cada dia para fazer com que Agudos seja uma cidade próspera, justa e com serviços eficientes para a sua população”, diz o prefeito Fernando Octaviani.

Diante dos resultados positivos do Censo Demográfico de 2022, Agudos se apresenta como um município em franca ascensão, tanto em termos demográficos quanto em seu potencial de desenvolvimento.