Serviços Urbanos - Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Operação "Bairro Limpo" avança em Agudos para combater a dengue

O município está intensificando a força-tarefa de limpeza nos bairros para evitar o acúmulo de sujeira

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Vias Públicas, está avançando com a operação "Bairro Limpo", uma iniciativa que nesta semana se estendeu aos bairros Santa Angelina, Vila Honorina e Maria Luiza. Esta força-tarefa de limpeza e zeladoria urbana tem como objetivo principal melhorar a estética dessas áreas e contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Com um registro de 146 casos positivos de dengue desde o início do ano, Agudos redobra seus esforços para conter a proliferação do vírus, tomando medidas proativas no combate aos focos de reprodução do mosquito transmissor.

“Os trabalhos desenvolvidos nessa operação incluem a limpeza das vias públicas, o recolhimento de lixo, a remoção de inservíveis, a coleta de galhos e a roçagem de áreas verdes. Essas ações não apenas melhoram a aparência das ruas, mas também têm um impacto direto na saúde pública, prevenindo doenças transmitidas por vetores”, explica o Secretário de Vias Públicas Gabriel Machado.

A operação "Bairro Limpo" já passou por outros bairros da cidade, transformando significativamente essas regiões. No entanto, a colaboração da população é fundamental para manter os resultados alcançados e evitar a proliferação de resíduos que possam favorecer a reprodução do mosquito da dengue.

É crucial que os moradores evitem o descarte irregular de lixo e entulho em ruas, calçadas e terrenos baldios. Além disso, a conscientização sobre a importância da eliminação de recipientes que acumulem água parada, como pneus velhos, vasos e garrafas, é essencial para o sucesso contínuo dessa campanha.

A Prefeitura de Agudos reforça o apelo para que a população se engaje nesse esforço coletivo pela saúde pública, adotando práticas responsáveis de descarte de resíduos e colaborando ativamente para manter os bairros livres de focos do mosquito Aedes aegypti.