.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Objetivo integrar ensino, pesquisa e extensão aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a atenção básica, a urgência e a assistência especializada no município.
Na tarde desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Agudos e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram um convênio com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento da saúde municipal à população de Agudos, por meio de programas de residência médica e multiprofissional na rede municipal de saúde.
A parceria envolve a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP) e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) e tem como objetivo integrar ensino, pesquisa e extensão aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a atenção básica, a urgência e a assistência especializada no município.
A solenidade foi realizada no Cine Teatro São Paulo e contou com a presença do prefeito Rafael Lima; do vice-prefeito Kucão; do secretário municipal de Saúde, Altair Francisco Silva; vereadores; do deputado estadual Ricardo Madalena; do ex-deputado e médico Dr. Pedro Tobias; do professor doutor José Sebastião dos Santos, diretor da FMBRU-USP; além de autoridades, representantes institucionais, profissionais da saúde, acadêmicos e munícipes.
Em seu discurso, o prefeito Rafael Lima destacou o cuidado com a saúde e a importância do convênio para o município.
“Essa parceria com a USP é um marco para Agudos. Além de fortalecer a formação de novos profissionais de saúde, ela traz benefícios diretos à população, com mais qualificação das equipes, ampliação do atendimento e melhoria na qualidade dos serviços prestados. É um investimento em cuidado, em conhecimento e no futuro da nossa cidade, um legado para os próximos anos”, afirmou.
Após a fala das autoridades, o prefeito Rafael Lima, o secretário municipal de Saúde, Altair Francisco Silva, e o professor doutor José Sebastião dos Santos assinaram o convênio histórico para a cidade.
Com vigência de cinco anos, o acordo prevê um investimento anual de mais de R$ 1,6 milhão, repassados à Prefeitura de Agudos, destinados principalmente ao custeio de profissionais da rede municipal. Esses profissionais serão responsáveis pela supervisão de estudantes de graduação em Medicina, médicos residentes e residentes multiprofissionais durante as atividades práticas nas unidades de saúde do município.
As ações contemplam desde visitas técnicas para alunos dos primeiros anos do curso de Medicina até o internato nos últimos anos da graduação, além de programas de residência em áreas como Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Atenção Primária. A iniciativa busca qualificar a formação dos futuros profissionais de saúde, promover a educação permanente dos trabalhadores do SUS e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população de Agudos.
Com a assinatura do convênio, a partir desta terça-feira, Agudos passa a receber os profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
.
.
.
.