Educação - Segunda-feira, 18 de Maio de 2015

Escolas Municipais de Agudos desenvolvem ações de combate à dengue

Alunos participam de projetos e atividades com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de manter hábitos de prevenção

Escolas Municipais de Agudos desenvolvem ações de combate à dengue

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Educação promove uma campanha de combate à dengue em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino ao longo dessa semana. De acordo com o secretário de educação, Waldemir de Mello, a forma mais eficaz de prevenir o aumento de casos da doença é a prevenção. “A dengue está na nossa realidade, todos conhecemos alguém que teve a doença ou nós mesmos já passamos por esse desconforto. Para evitar o aumento de casos, não bastam as ações efetivas da Prefeitura, devemos prevenir e conscientizar nossos alunos da importância da população no combate à doença. Durante a campanha, as crianças estão aprendendo sobre a reprodução do mosquito e a principal forma de controle que é a limpeza dos quintais, e da importância de evitar o acúmulo de água em recipientes que podem se tornar criadouros”, comenta Waldemir.

As unidades de ensino puderam escolher de forma livre o modo como abordar o tema. Nas escolas de ensino infantil, por exemplo, os alunos criaram máscaras do mosquito vilão Aedes Aegypti e levaram para casa a história em quadrinhos “Turma do Dinho”, que explica entre outros assuntos, a multa que a Prefeitura está aplicando em locais que possuem criadouro do mosquito. Dentro das salas de aulas, os alunos aprenderam sobre o ciclo de vida do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, o vírus, as formas de transmissão e manifestação da doença, os modos corretos de prevenção e descarte de lixo.

Todos os trabalhos e ações feitas ao longo dessa semana serão expostos nas escolas e as atividades encerradas na próxima terça-feira, 19, em uma caminhada nas adjacências das unidades levando faixas preparadas e falando com os moradores sobre o que aprenderam durante os dias de mobilização.

Esta não é a primeira vez que a rede municipal desenvolve esse projeto. Constantemente projetos interdisciplinares são desenvolvidos nas salas de aula com o apoio do setor de vigilância sanitária e secretaria de saúde.