Saúde - Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Departamento Regional de Saúde faz orientação sobre atendimentos às gestantes pela UPA de Agudos

Gestantes em trabalho de parto eminente, contrações, dor de baixo ventre e sangramentos devem se dirigir diretamente ao Hospital de Agudos.

A nova orientação para o atendimento às gestantes foi feita pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru, através de ofício emitido no dia 22 de março, em reunião com o Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Agudos, Leandro Corrêa, com a representante da UPA, Núbia Heloisa Delazari e com os representantes do Hospital de Agudos, Telma Travain, Adonis Tomaz, Adriana Fortes Déo e Danilo Bacelar Soares.

Na reunião ficou acordado que o atendimento às gestantes que apresentarem os sinais clínicos referentes a situações de trabalho de parto eminente, sangramento gestacional, contração e dor de baixo ventre, será feito diretamente pelo Hospital de Agudos.

Caberá à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Agudos, prestar os serviços de intercorrências clínicas às gestantes, nos casos de náuseas, vômitos, dor de cabeça, infecção urinária e outros sintomas que não estejam relacionados ao trabalho de parto. Para estes casos, a UPA fará a avaliação e procederá o encaminhamento, para as internações, caso seja necessário.

De acordo com a coordenadora da UPA, enfermeira Núbia Delazari, estes procedimentos devem melhorar o fluxo de atendimento às gestantes e evitar transtornos nos casos dos partos e nascimentos.