Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 18 de Abril de 2017

Prefeitura constrói novas pontes e faz manutenção de estradas rurais

Prefeitura constrói novas pontes e faz manutenção de estradas rurais

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando um trabalho contínuo de obras e serviços de manutenção de várias estradas rurais, reparos e construção de pontes.

Atualmente está sendo realizada a manutenção na abertura de novas estradas vicinais do assentamento Agrocentro, uma vez que a companhia CPFL está colocando postes para rede de energia.

Foi realizada também a manutenção das estradas próximas ao Distrito de  Domélia, nas estradas do bairro rural Sertãozinho, na estrada Mariquinha Leite entre outras, com o objetivo de atender imediatamente aos estudantes,   produtores rurais e empresas de madeira e canavieiras.

Nas obras de manutenção das estradas estão sendo construídos diques de contenção do sistema de drenagem de águas fluviais e caixas de contenções niveladas de forma adequada.

Àrea rural possui 70 Pontes – A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente também fez um levantamento e catalogou todas as pontes, através de georeferenciamento e diagnóstico de 70 pontes, onde foram localizadas 43 pontes, com algum tipo de defeito a ser corrigido de forma preventiva. Algumas delas tem como passagens desvios temporários e precisarão ser reconstruídas. Pontes novas - Já está reconstruída a pontes do Aterro Sanitário/ Fazenda Primavera, com 12 metros de madeiramento e 3 metros de vão livre. Neste trecho da área rural, cerca de 70 pessoas fazem uso da ponte diariamente, além dos veículos de escolares, transporte de produção agrícola e de empresas madeireiras. Na ponte da Fazenda Palmas foi instalada uma tubulação nova, num trecho de 11,5 metros, com tubos de 1,70 metros de altura. Esta nova ponte beneficia cerca de 100 pessoas que transitam pelo local diariamente, além do fluxo de veículos escolares e escoamento de produção agrícola. Também foi construída uma nova ponte na estrada para o Distrito de Domélia, que tem uma extensão de 6 metros e beneficia cerca de 200 usuários por dia.

E já estão previstas a reconstrução e reparos das pontes Água da Onça, São Domingos, Querência, Dinho de Matos, Sertãozinho e Batista.

Novos projetos para a área rural – Além da manutenção das estradas, reparos e reconstrução das pontes, a Prefeitura vai dar assistência técnica aos produtores rurais, na área agrícola e veterinária. Para isto, foi contratado um veterinário, para auxiliar aos pequenos e médios agricultores e suas famílias O serviço já está disponível, através de agendamento. A Secretaria também está fazendo o cadastro de todas as propriedades, moradores e animais.

Na área agrícola, a Prefeitura disponibiliza funcionários competentes, para auxiliar os agricultores, quando necessário, sobre a melhor forma de plantio, adubação e manejo.