Educação - Terça-feira, 09 de Junho de 2015

Universitárias fazem projeto de curso na avaliação pós-ocupacional do prédio da prefeitura de Agudos

O projeto faz parte das atividades de conclusão de módulo do curso de arquitetura da Universidade do Sagrado Coração

Buscando colocar em prática as atividades aprendidas em sala de aula, as jovens Jeniffer Torres e Maria Cristina Cará, matriculadas no curso de arquitetura da Universidade do Sagrado Coração fizeram um projeto de avaliação pós-ocupacional sobre o prédio da Prefeitura de Agudos.

A avaliação pós-ocupacional, chamada de APO, é um processo rigoroso e sistemático de avaliação de edifícios após sua construção e ocupação tendo como objetivo a análise da necessidade de seus ocupantes.  Através da APO, o profissional, no caso as estudantes, elabora levantamentos que servem de parâmetro para definir o projeto de transformação na performance da edificação, sendo uma útil ferramenta na implementação de melhorias concretas no espaço estudado.

Para apresentação do projeto, as alunas estudaram o prédio da Prefeitura de Agudos, levantando as principais necessidades dos servidores e população. O novo projeto destaca a arquitetura compacta, integrada e funcional do novo prédio.

A sugestão é de que o novo prédio seja composto por um pavimento na parte térrea com entrada pelo subsolo onde será disponibilizado um estacionamento exclusivo para servidores e autoridades. Outra novidade no projeto é a acessibilidade, aconteceria a instalação de um elevador com medidas ergonômicas para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, as escadas e corrimões receberiam piso antiderrapante e os banheiros também seriam adaptados.

No novo projeto todos os setores seriam incluídos no prédio principal, como é o caso da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e da Secretaria de Obras.

“O meu maior desafio foi posicionar da melhor forma o gabinete do prefeito. Mas através de pequenos briefings feitos foi possível detectar qual seria a principal necessidade e conseguir posicioná-lo de modo que tenha uma visão ampla do espaço e consiga ter dimensão de tudo que está acontecendo”, comenta Jeniffer.

O projeto será apresentado e discutido em sala de aula pelas alunas que agradeceram pessoalmente ao prefeito Everton Octaviani pela autorização do espaço, bem como a arquiteta Giovanna Innocenti e Luiz Carlos de Paulo do setor de turismo que viabilizaram as informações necessárias para o bom desenvolvimento da atividade.

Na imagem: Fotos do projeto das universitárias