Administração - Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017

Prefeitura inaugura Jardim Sensorial na Escola Luiz Odassi

Prefeitura inaugura Jardim Sensorial na Escola Luiz Odassi

Momento do descerramento da placa de inauguração, com o prefeio Altair, Elisangela, vice jaime Caputti, veradora Ana Caputti e diretora Marlene

O Jardim Sensorial - “Aprendendo pelos Sentidos no Mundo da Inclusão”, foi inaugurado no dia 31 de outubro, na Escola Luiz Odassi Neto, no Jardim Europa e contou com as presenças do prefeito Altair Francisco Silva, da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Elisangela Bianchi Silva, do vice-prefeito Jaime Caputti, vereadora Ana Caputti, Secretário de Educação e Cultura, Rafael Fernandes Lima, Secretário de Obras e interino do Meio Ambiente e Agricultura, Marco Antonio das Neves, Secretária de Planejamento, Bete Lucas, diversos educadores, funcionários das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e convidados, entre eles a professora Maria Cecilia Bigarelli Ayub que foi a precursora dos projetos de inclusão na Rede Municipal de Ensino de Agudos.

O Jardim Sensorial foi idealizado pela equipe de Educação Especial, composta pelas professoras, Cleonice Pereira Carlos, Ellen Fernanda Vertuan, karina Vilela de Carvalho, Liliene Vieira Lima, Maria Luceni de Jesus Vitor, Selma Aparecida Salvadeo, Tatiana Vieira Pleti e Viviana Freitas da Silva, com o apoio da diretora Marlene Aparecida Apetitto e da coordenadora pedagógica, Clauce Virginia da Silva Vecchi Fazoli.

O Jardim se propõe a mostrar mais do que os olhos estão acostumados a ver. Seu objetivo principal é a estimulação sensório motora, treino de propriocepção, de equilíbrio e outras atividades através da interação do meio ambiente.

Prefeito Altair destacou a importância do projeto e parabenizou a equipe de Educação Especial

As pessoas que convivem com algum tipo de deficiência ou incapacidade estão sujeitas ao distanciamento da realidade e, neste contexto, um jardim sensorial pode proporcionar a função de retornar os sentidos perdidos, ativando a percepção adormecida e esquecida, tornando-a real, estimulando além dos sentidos clássicos (visão, audição, olfato, paladar e tato).

O espaço construído na escola, oferece recursos para que ocorra uma aprendizagem significativa, principalmente em crianças e pessoas com necessidades especiais e proporciona também a interação dos alunos do 1º ao 5º ano.

Funcionários da Educação e do Meio Ambiente e  a convidada especial, Maria Cecilia Bigarelli Ayub na cerimônia de inauguração

Além de outros projetos sobre o meio ambiente que deverão ser executados, trazendo a oportunidade de discussão e de aplicação das responsabilidades sobre as questões ambientais, bem como aprimorar as condições de aprendizagem para os demais, o jardim sensorial disponibiliza um espaço capaz de proporcionar maior contato com a natureza através de todos os sentidos e de sensibilizar as pessoas que não são deficientes, sobre as dificuldades daquelas que são.

O jardim também cria oportunidade para que outras unidades escolares, empresas e entidades, mediante agendamento prévio e condicionado a eventual disponibilidade de material e de pessoal, possam se inspirar a encontrar meios e ferramentas, para melhor desenvolvimento de ações em prol da inclusão.