Saúde - Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Prefeitura de Agudos amplia vacinação contra influenza para todas as faixas etárias

A partir da próxima segunda-feira (06/05), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos tomará uma medida amplamente aguardada pela população: a vacinação contra a gripe influenza estará disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Essa decisão marca uma mudança significativa, já que anteriormente a vacina era direcionada apenas aos grupos prioritários.

A iniciativa visa aumentar a proteção da comunidade contra a gripe e suas possíveis complicações, especialmente em um momento em que a saúde pública enfrenta desafios globais. A vacinação estará acessível nas salas de vacina de todas as unidades de saúde da cidade, exceto no Centro Integrado de Saúde (CIS), que não possui sala específica para esse fim.

A vacina contra a Influenza é amplamente reconhecida como uma medida essencial para reduzir a propagação do vírus e minimizar o impacto das doenças respiratórias sazonais. Seu papel é ainda mais vital para grupos de maior vulnerabilidade, como crianças, idosos e pessoas com condições crônicas de saúde. A vacinação não apenas diminui a circulação do vírus, mas também desempenha um papel fundamental na prevenção de complicações como pneumonia, sinusite e problemas cardíacos.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Tatiana Amarilia, destaca a importância da imunização através da vacinação para a saúde coletiva e individual. “A imunização desempenha um papel crucial na proteção da saúde. Além de reduzir o risco de complicações graves da gripe, ela ajuda a interromper a transmissão do vírus na comunidade, contribuindo para a saúde pública como um todo. A orientação é para que os interessados procurem a sala de vacina mais próxima de sua residência”, explica.

Essa expansão da vacinação contra a Influenza é um passo significativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças em Agudos, demonstrando o compromisso contínuo da administração municipal com o bem-estar da população.