Desenvolvimento Urbano - Sexta-feira, 01 de Março de 2019

Agência Pública de Emprego criada pela Prefeitura, “Emprega Agudos” volta a ser modelo para cidades da região

A Agência Pública de Empregos “Emprega Agudos” recebeu na quarta-feira, dia 20 de fevereiro, a visita de dois representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), da Prefeitura de Bauru, que estiveram na cidade para conhecer o serviço criado e oferecido pela Prefeitura de Agudos para unir empresas e trabalhadores, através de um serviço profissional e gratuito.

Estiveram em Agudos, a diretora de Fomento ao Empreendedorismo e Assuntos do Trabalho da Sedecon, Jacqueline Rodrigues e o coordenador do Programa Emprega Bauru, Vantuil Campanari, que foram recepcionados pelo coordenador do Emprega Agudos, Murilo Ultramare.

De acordo com os servidores de Bauru, foi identificada a importância de conhecer os meios que outras cidades utilizam para proporcionar condições de inserção ou recolocação dos cidadãos no mercado de trabalho. Foram apresentados para o grupo de Bauru desde a infraestrutura do local até as principais ações desenvolvidas pela agência.

O Emprega Agudos foi criado em janeiro de 2017 pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento e funciona como uma agência de emprego, nos moldes de uma agência particular, porém totalmente gratuita, que além de receber currículos e cadastros de trabalhadores, faz todo o processo de recrutamento de acordo com as necessidades dos empresários agudenses.  Oferece ainda serviços de recrutamento e seleção de candidatos para o preenchimento de vagas de empregos surgidas no município, destacando como vantagens: profissionalismo, sistematização, metodologia e gratuidade.

O Emprega Agudos mantém uma página na rede de relacionamento Facebook (@empregaagudos) onde divulga as vagas disponíveis.

Modelo regional

Em 2018, grupos de servidores das prefeituras de Lençóis Paulista, Dois Córregos, Garça e Ipaussu também obtiveram informações desse modelo de agência pública para agregar conhecimentos e replicar em suas cidades.

O secretário da pasta, Kléber Cavinato, ressalta que a agência Emprega Agudos além de ajudar as pessoas desempregadas a conseguirem recolocação profissional, se destaca também por se tornar uma forte aliada das empresas na realização de processos seletivos, fazendo com que as contratações sejam quase em sua totalidade de agudenses.