Turismo - Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

Workshop apresenta o mel como atrativo de turismo regional e apicultura como opção de renda

Cerca de 120 produtores de mel, criadores de abelhas, empresas do setor e interessados em aprender mais sobre a atividade participaram do 1º Workshop de Apicultores e Meliponicultores

Cerca de 120 produtores de mel, criadores de abelhas, empresas do setor e interessados em aprender mais sobre apicultura e polinicultura, participaram do 1º Workshop de Apicultores e Meliponicultores do Centro Oeste Paulista, realizado pela Prefeitura de Agudos, no dia 12 de junho, no Seminário Santo Antônio. O evento foi organizado pela Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Planejamento e Turismo, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável de Bauru (órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) e Apiário Açucena da Serra.

A secretária Bete Lucas, o apicultor Evandro Costa, os três palestrantes e o prefeito Altair Francisco fizeram a abertura do evento

Segundo a secretária de Planejamento e Turismo de Agudos, Bete Lucas, o evento tem entre seus objetivos fomentar o turismo rural em Agudos. “Nossa intenção é montar um museu apícola no Parque Ecológico da cidade, e assim atender ao interesse do turista, que busca esse contato com a natureza, e ainda agregar valor ao mel enquanto produto que pode gerar renda ao criador”, comentou a secretária.

O meliponicultor Jorge de Oliveira apresentou oficina de manejo

Outro objetivo, de acordo com os organizadores, foi proporcionar que o apicultor, iniciante ou não, pudesse ter contato com fornecedores e parceiros de equipamentos e outros produtos relacionados à atividade e, assim, investir no aumento da produtividade.

Exposição de artigos ligados à atividade chamou atenção

Foram apresentadas quatro palestras durante o evento. O engenheiro agrônomo Osmar Mosca Diz, apresentou uma introdução básica à meliponicultura, (que é a criação de abelhas sem ferrão); a médica veterinária Giovana Pavão Vital, da Casa da Agricultura de Avaí, tratou da introdução à apicultura, e a médica veterinária Maria Carolina Guido, falou sobre a legislação referente à atividade. Os três palestrantes pertencem ao quadro da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS – antiga CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Já o engenheiro agrônomo Marcelo Rondon Bezerra, do Sebrae Bauru, abordou a formalização da atividade.

O engenheiro da CDRS, de Bauru, Osmar Mosca; a Secretária Bete Lucas, o prefeito Altair Francisco e o apicultor Evandro Costa

Após as palestras e a visita aos estandes onde foram expostos diversos produtos usados no manejo das abelhas, o apicultor Jorge de Oliveira, realizou uma oficina com orientações práticas sobre o manejo das abelhas.

De acordo com o diretor da CDRS/Bauru, engenheiro agrônomo Marco Aurélio Parolin Beraldo, o Workshop foi um grande sucesso e muito bem avaliado por todos os participantes. Ele também definiu a parceria com a Prefeitura como muito salutar.

O prefeito Altair Francisco Silva realizou a abertura do evento e colocou o Município e as secretarias à disposição dos apicultores e meliponicultores de Agudos que são em torno de 30 pessoas, para que tanto a produção do mel, quanto á criação de abelhas sejam atividades que se consolidem como geração de renda e também como atrativo turístico.