Turismo - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Comunidade católica celebra Corpus Christi nesta quinta-feira em Agudos

Acontece em Agudos nesta quinta-feira (08/06) a tradicional procissão de Corpus Christi, um evento de grande significado religioso e cultural para a comunidade católica local. A procissão é realizada pelas paróquias Matriz São Paulo Apóstolo, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, em colaboração com a Prefeitura de Agudos, que oferece apoio logístico, incluindo a interdição de ruas e auxílio na confecção dos tapetes.

A celebração de Corpus Christi é uma das mais antigas tradições da Igreja Católica e tem como objetivo celebrar a presença do corpo e do sangue de Cristo na Eucaristia. Em Agudos, essa festividade é marcada pela bela ornamentação das ruas com tapetes coloridos e elaborados, que são confeccionados pela comunidade local.

Os tapetes da celebração enfeitam a rua Sete de Setembro, uma das principais vias do Centro de Agudos. O percurso começa na Matriz São Paulo Apóstolo e segue até a paróquia Santo Antônio, criando um cenário deslumbrante de fé e devoção. Os tapetes são feitos com serragem colorida e outros materiais, formando desenhos e figuras religiosas que representam a importância do Corpus Christi.

A programação religiosa tem início às 17h, na Matriz São Paulo Apóstolo, com a Celebração da Eucaristia, que reúne fiéis de todas as idades. Após a missa, tem início a procissão pelas ruas da cidade, que segue até a Matriz Santo Antônio. Durante a procissão, os fiéis caminham em silêncio, acompanhando o andor que carrega o Santíssimo Sacramento.

A procissão é finalizada na Matriz Santo Antônio, onde ocorrerá a Bênção do Santíssimo. Nesse momento, os fiéis se reúnem para receber as bênçãos e agradecer pela presença de Cristo em suas vidas.

A procissão de Corpus Christi em Agudos é uma manifestação de fé e devoção que reúne a comunidade católica em um momento de reflexão e celebração. Além disso, é uma oportunidade para a população conhecer e apreciar a rica cultura religiosa e artística da região, através dos belos tapetes confeccionados com dedicação e criatividade.

A tradição da procissão de Corpus Christi em Agudos fortalece os laços da comunidade e reafirma a importância da fé na vida das pessoas. É um evento que emociona e inspira, deixando um legado de espiritualidade e união entre os fiéis.