Desenvolvimento Urbano - Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

IPT faz trabalho pioneiro em Agudos com testes de Carro Robô para trabalho preventivo da Defesa Civil

Uma equipe de 5 técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, esteve em Agudos, nos dias 21 e 22 de novembro, para testar um novo equipamento que permite coletar imagens fotográficas e filmagens, dentro de galerias de águas pluviais, a fim de fazer um mapeamento de pontos e situações de risco de enchentes e inundações.

Equipe IPT se preparando para desenvolvimento do trabalho

O Projeto VInCE - Veículos para Inspeção em Condições Especiais, tem a proposta de usar robôs sempre que possível para minimizar a exposição de colaboradores da Defesa Civil e dos Bombeiros a situações de risco. A equipe que esteve em Agudos é composta por Antônio José Catib Baladore, Marcelo Fischer Gramani, Caio Pompeu Cavalhieri, Cristina Maria Ferreira da Silva e Edivan Nogueira Batista que são 2 técnicos,1 geólogo,1 engenheiro Ambiental e 1 engenheira civil.

A visita técnica e o trabalho do IPT foi solicitado pela Prefeitura de Agudos, através da Coordenadoria de Defesa Civil que deverá usar o mapeamento, para auxiliar na realização de obras e ações preventivas, nas possíveis áreas de risco. Os técnicos do IPT utilizaram um carro robô que percorreu trechos de galerias pluviais na Avenida Carlos Gomes, tirando fotos em 360 graus e filmagens.

Coordenador da Defesa Civil de Agudos, Osmar Jandreiche junto a equipe IPT e Polícia Militar

A equipe também percorreu áreas nos bairros Santa Cândida, Núcleo Mário Campesato, Jardim Vienense e Córregos Agudos e Bom Sucesso, onde realizaram levantamento de pontos com GPS. Todo este trabalho vai compro um relatório a ser enviado à Defesa Civil do Município de Agudos, para auxiliar na avaliação de áreas de risco e apontar ações de prevenção contra enchentes e deslizamentos.

Equipe IPT ajustando alguns detalhes no equipamento

Juntamente com o trabalho do IPT, a Prefeitura de Agudos já tem realizado e previsto ações como, reconstrução de galerias na interligação entre bairros na avenida Cleophano Pitaguary, Implantação de galerias pluviais nos jardim santa cândida e implantação de dispositivo de retenção, Melhoria nas galerias de água pluvial no distrito industrial. Melhoria de galerias pluviais na rua Miguel Leão e na avenida Hilário Ramos no jardim Vienense. Ampliação de canalização e construção de gabiões no córrego Agudos e Limpeza de bocas de lobo.

Robô utilizado para desenvolvimento do trabalho.

Mais fotos clique aqui.