.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 28 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Incra entrega 43 Contratos de Concessão de Uso em Agudos

Famílias assentadas no Vau de Jaboque – Maraci II lotaram o plenário da Câmara Municipal na quinta-feira (28/09)


Na tarde desta quinta-feira, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Agudos (Safer), realizou a entrega de 43 Contratos de Concessão de Uso de Terras (CCU) aos agricultores do Assentamento Vau de Jaboque – Maraci II. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Agudos e reuniu dezenas de famílias assentadas, lideranças do Movimento Sem Terra (MST) e representantes dos assentamentos e acampamentos locais.

A cerimônia foi marcada por momentos de alegria e comemoração, com os agricultores e suas famílias lotando o auditório do Legislativo local. Entre os presentes estavam a Dra. Sabrina Diniz, representante do Incra, e Aline, representando o Safer. Também prestigiaram o evento autoridades locais, incluindo o vice-prefeito Paulo Vinícius Wolber, o presidente da Câmara Auro Octaviani e o vereador Júnior Artioli.

Os Contratos de Concessão de Uso (CCU) de lotes dos assentamentos são documentos administrativos de extrema importância, pois garantem o uso privado de bens públicos, proporcionando segurança jurídica às famílias assentadas. Essa medida é fundamental para a permanência das famílias em áreas de assentamento, promovendo o desenvolvimento sustentável do campo e fortalecendo a agricultura familiar.

Durante a cerimônia, a representante do Incra, Dra. Sabrina Diniz, ressaltou a importância da agricultura familiar para a sociedade: "Quem produz hoje o alimento é a agricultura familiar. São os assentados e os acampados que nem receberam ainda os seus Contratos de Concessão de Uso. Eles também produzem, são essas famílias que alimentam o nosso povo."

Essa iniciativa do Incra representa um passo significativo na consolidação e fortalecimento da agricultura familiar em Agudos, proporcionando condições para que as famílias assentadas continuem produzindo alimentos de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do município.

A representante do Incra ainda fez um importante anúncio às famílias. “Na semana que vem vocês já terão liberados o crédito de apoio inicial, de R$ 8 mil para cada família. São mais de R$ 340 mil que vem injetados diretamente no município, um crédito que as famílias têm para fazer suas compras, para poder se manter nesse primeiro momento tão difícil na terra. O Governo Federal está fazendo todo o esforço para liberar esse crédito aos novos assentamentos para que a gente não comece errado”, afirmou Sabrina Diniz.

511 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.